terça-feira, 1 de dezembro de 2009

MAIS DE 200 CERTIDÕES DE NASCIMENTO ENCONTRADAS PELA PREFEITURA DE SANTA CRUZ EM 2009

Entre os muitos trabalhos realizados pela Secretaria da Assistência Social de Santa Cruz do Rio Pardo, um que chama a atenção, apesar de ser discreto, é a localização de certidões de nascimento em cartórios de todo o Brasil de pessoas que perderam ou nunca tiveram o documento. Só neste ano já foram mais de 200 certidões enviadas pela Prefeitura a outras cidades ou recebidas de cartórios de diversos estados do País.

O trabalho cidadão ajuda muita gente em assuntos importantes. Sem a certidão de nascimento, muitos idosos não conseguem dar entrada no pedido de aposentadoria, outros ficam impossibilitados de requerer benefícios junto ao INSS. Os casos mais comuns são de pessoas que querem se casar e não possuem o documento. Fernando(foto) passou esta semana na Secretaria da Assistência para retirar a certidão da namorada, Kelly Cristina. Com o documento em mãos, o casal pretende marcar a data do matrimônio em breve.

“Recentemente tivemos um caso emocionante”, conta a chefe do Fundo Social da Prefeitura, Vera Canassa. “Uma menina nasceu em Santa Cruz. O pai está preso na cadeia de Flórida Paulista. Já conseguimos todos os documentos dele e a criança agora poderá ser registrada com o nome paterno no documento”, comemora.

Ela conta que as formas de rastrear as certidões variam de acordo com as facilidades e a boa vontade dos cartorários. “Às vezes, com um ou dois e-mails conseguimos resolver a questão. Quando isso não ocorre, partimos para telefonemas, envio de fax, o que tiver ao nosso alcance. O que importa é solucionar o problema”, finaliza Vera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário